Os coelhos de estimaçãoparecem roer tudo o que lhes aparece à frente dosdentes. É por isso que um coelho que de repente deixa de comer é motivo de grande preocupação. Se o seu cão, gato ou outro animal de estimação não comer uma refeição, isso pode parecer insignificante, mas se for o caso de um coelho, pode ser sinal de uma situação de emergência. Embora esta situação justifique uma visita ao veterinário, existem algumas medidas que pode tomar enquanto espera para ajudar o seu coelho a sentir-se melhor.
Por que os coelhos param de comer?
A razão mais comum para a perda de apetite em coelhos é um problema gastrointestinal chamado íleo. O íleo ocorre quando o peristaltismo normal — as contrações dos intestinos que empurram os alimentos pelo trato gastrointestinal — diminui ou para.O íleoé extremamente perigoso em coelhos e pode levar à morte se não for tratado.
O íleo geralmente é causado por outro problema, incluindo:
- Abscessos dentro ou ao redor do corpo
- Dentes demasiado grandes
- Doençadentária
- E. cuniculi e outras doenças neurológicas
- Dactilo e feridas nojarret
- Parasitas intestinais
- Distúrbios digestivos
- Parasitas externos, como piolhos e pulgas
- Artrose
- Cólon irritado
- Bactérias no estômago, intestinos ou tubo digestivo
- Mudanças ambientais e stress
- Úlceras gástricas
- Insuficiência ou doença de um órgão
- Doenças infecciosas
- Doenças respiratórias
- Tumores
- Envenenamento e toxinas
Examine o seu coelho para detectar quaisquer sinais evidentes de íleo:
- Incisivos (dentes da frente) demasiado grandes são fáceis de ver levantando os lábios do seu coelho.
- Alguns tumores e abcessos são facilmente identificáveis aoacariciaro seu coelho e apalpando uma massa ou pressionando o abdómen para detectar dores abdominais.
- Um corrimentonasalouocularé fácil de detectar se não estiver presente normalmente. Além disso, o seu coelho pode passar muito tempo a limpar o rosto com as patas dianteiras, o que faz com que estas fiquem sujas devido ao corrimento nasal.Segure um espelho perto donariz do seu coelho para verificar se as duas narinas estão desobstruídas e não apresentam condensação.
Quando o seu coelho deixa a comida intacta, é um sinal evidente de que perdeu o apetite. Mas, às vezes, as mudanças podem ser mais sutis. Se não tiver a certeza se o seu coelho está a comer, procure sinais como:
- Diminuição ou ausência de defecação
- Diminuição do tamanho das fezes
- mudança na textura dasfezes(pegajosas, aquosas, duras, diarreia, cólicas, etc.)
- Vómitos, flatulência, obstipação ou refluxo
- Recusa em comer umpetiscopreferido ou certos alimentos apreciados
- Perda de peso (use uma balança para bebés para monitorizar o peso do seu coelho)
- Aumento dos restos decomida
- Diminuição do nível de atividade
- Mucosas irritadas
- Ranger de dentes (bruxismo)
Remédios caseiros
Na ausência de sinais evidentes de íleo, considere primeiro as mudançasno ambienteque possa ter feito e que possam causar stress ao seu coelho. Corrija-as revertendo as alterações e, em seguida, veja se o seu coelho aceitacomerum petisco ou comida.
Para saber mais sobre a alimentação dos coelhos, consulte o nosso artigoO que comem os coelhos?
Pode experimentarremédios caseirosnas primeiras horas após ter constatado que o seu coelho deixou de comer. No entanto, coelhos que não comem, mesmo que seja apenas por um dia, correm risco de morte e precisam de intervenção imediata do veterinário. Não espere e, mesmo que tente remédios caseiros, ligue para o seu veterinário para uma consulta por telefone.
- Comece por adquirir alimentos cozidos para bebés/lactentes à base delegumese uma seringa. Alimente o seu coelho à força para estimular o seu trato gastrointestinal. Se o seu coelho ficar muito tempo sem comer, os seusintestinosencher-se-ão de gases, pois o peristaltismo normal diminuiu ou parou. Esses gases são muito dolorosos e constituem a parte mais assustadora do íleo.
- Após a alimentação forçada, incentive o seu coelho a fazer exercício e massageie a sua barriga para promover a motilidade intestinal (movimento dos músculos do trato gastrointestinal necessário para a eliminação).lt;br/>
- Aumente a quantidade de água que o seu coelho consome para mantê-lo mais hidratado, pois a desidratação pode ser muito perigosa. Encha uma tigela com água limpa e uma garrafa de água para que o seu coelho possa beber. Também pode dar-lhe água com uma seringa ou umasolução eletrolítica(como Pedialyte sem sabor) até que ele defequar normalmente.
- Se o seu coelho ainda comer um pouco, ofereça-lhevegetais verdescom alto teor de água, comoalfaceeaipo, bem como bastante feno. Evite darrações granuladasao seu coelho durante este período.
- Se o seu coelho continuar a recusar alimentos ricos em fibras ou nutrientes, contacte imediatamente o veterinário.
Tratamento veterinário
Para fazer com que algo passe imediatamente pelo organismo do seu coelho, o veterinário pode recomendar fluidos intravenosos ou outra forma de hidratação.
Para todos os verdadeiros fãs e outros entusiastas de coelhos,descubra a nossa coleção de artigos e ideias para presentes sobre coelhos
Alimente o seu coelho com produtos de qualidade veterinária, comoOxbow Critical CareouEmerald Intensive Care Herbivore, fornecer-lhe-á a nutrição de que necessita enquanto não come normalmente.
Processo de diagnóstico
Ao mesmo tempo, o seu veterinário vai querer determinar por que o seu coelho parou de comer. Às vezes, isso não é fácil de fazer, e existem vários testes para diagnosticar a(s) causa(s). Além de um exame físico completo, o seu veterinário pode recomendar um exame dentário, análises ao sangue, análises à urina, análises às fezes, radiologia (raios-X) e outros diagnósticos.
Para cuidar bem do seu coelhinho no dia a dia, recomendamos a leitura do nossoguia de cuidados para coelhos de estimação
Também pode acontecer que os exames sejam limitados ou não sejam práticos, seja devido à saúde precária do seu coelho ou a restrições financeiras. Nesses casos, os sintomas podem ser tratados agressivamente com líquidos emedicamentos, antibióticos, masdependendo da causa subjacente, ojejumpode voltar a ocorrer.
Como prevenir a perda de apetite
Muitas doenças que causam a interrupção da alimentação ou distúrbios alimentares no seu coelho são totalmente evitáveis com bons cuidados. Por exemplo, dentes demasiado compridos ou danificados (e as doenças que podem causar) podem muitas vezes ser evitados através decuidados dentáriosregulares. Da mesma forma, a limpeza da gaiola do seu coelho pode ajudar a prevenir infeções e infestações parasitárias.
Para mais informações e dicas práticas sobre coelhos, não hesite em consultar os nossos artigos de blogue, comoAs doenças mais comuns em coelhos
Também pode encontrar formas simples de promover umapetite saudávelno seu coelho. Certifique-se de fornecer uma quantidade ilimitada defeno(sem alfafa), vegetais de folhas verdes, folhas de cenoura eágua potável frescanuma tigela. O seu coelho também precisa de um ambiente estável, sem flutuações de temperatura e fatores de stress.