Os melhores animais de terapia

Muitas pessoas precisam de diferentes tipos de assistência para realizar as tarefas diárias da vida. Algumas pessoas não conseguem viver de forma autónoma sem os serviços de pessoas e animais domésticos especialmente treinados. Outras simplesmente beneficiam de uma visita com um animal que lhes proporciona uma sensação de calma e relaxamento. Os animais de terapia oferecem esse serviço especial às pessoas.

Não confundir com um cão de assistência ou um animal de estimação de apoio emocional, os animais de terapia são socializados e treinados para proporcionar conforto e afeto a pessoas em diversos ambientes estressantes. Eles são mais frequentemente encontrados em hospitais, lares de idosos, escolas e áreas de desastre. Eles são classificados em três categorias: animais de visita terapêutica, animais de terapia assistida por animais e animais de terapia em instituições.

O tipo mais comum de animal de terapia é o animal de visita terapêutica. Geralmente são animais de estimação que visitam vários locais, como centros de detenção, para visitar pessoas que sentem falta dos seus animais de estimação, mas que voltam para casa com o seu dono no final do dia. Todos os tipos de animais são usados como animais de terapia, mas independentemente da espécie, eles geralmente passam por uma avaliação veterinária, recebem treinamento básico e são examinados para garantir que se comportem bem com as pessoas. Os animais de terapia não são protegidos por nenhuma lei federal, mas alguns estados têm suas próprias leis para conceder direitos aos proprietários e seus animais. Coletes, coleiras, registo e outros serviços estão disponíveis no National Service Animal Registry.

Os cães

Definitivamente o tipo de animal de terapia mais comum, os cães, de todas as formas e tamanhos, são animais de terapia ideais. Muitas pessoas provavelmente já encontraram um cão de terapia em algum momento da vida. É comum ver cães de terapia em hospitais, lares de idosos, escolas, centros de detenção e outros locais públicos onde se pode ficar surpreendido ao ver um cão a passear.

Os cães são companheiros clássicos dos seres humanos, por isso é muito natural que as pessoas apreciem a sua presença. Estudos demonstraram que os cães ajudam a acalmar e relaxar as pessoas, e os cães de terapia são a prova disso. Raças grandes, como labradores e golden retrievers, são mais frequentemente utilizadas como cães de terapia, mas isso não significa que outras raças não possam ser bons animais de terapia. Desde que um cão seja amigável com as pessoas e conheça os comandos básicos de obediência, ele pode se tornar um animal de terapia!

Os melhores animais de terapia

Cavalos

Os cavalos de terapia podem ser usados em todos os tipos de terapias, incluindo a terapia com crianças autistas. Getty Images / Tom Ervin / Stringer
Os cavalos, embora muito maiores do que os cães, são excelentes animais de terapia. Não se vê um cavalo a passear numa escola (a menos que seja um cavalo miniatura), mas é frequente ver técnicas de terapia assistida por cavalos que utilizam cavalos de terapia. Os cavalos de terapia são excelentes animais para a saúde mental e também são usados em psicoterapias facilitadas por cavalos em centros de tratamento de dependências, grupos de veteranos e outras instituições de bem-estar mental supervisionadas por profissionais de saúde.

A escovagem de um cavalo é considerada muito terapêutica e as emoções humanas que o cavalo reproduz têm-se revelado muito benéficas para pessoas que lutam contra diferentes tipos de problemas psicológicos. Os cavalos ajudam a ensinar às pessoas uma variedade de coisas, como confiança e ética de trabalho, além do controlo das emoções.

Os gatos

Uma escolha menos óbvia do que os cães ou os cavalos, muitos gatos podem ser excelentes animais de terapia. Tal como os cães, os gatos são fáceis de levar para instalações interiores, como lares de idosos e hospitais, para ajudar a confortar as pessoas que sentem falta dos seus próprios animais de estimação. Muitos gatos de terapia aprendem a andar com trela e podem ter uma presença muito tranquilizadora para crianças na escola, idosos em instalações de vida assistida e outras situações. Eles também são uma excelente opção de animal de terapia de interior para pessoas que podem ter medo de cães.

Os melhores animais de terapia

Os coelhos

Às vezes, precisamos de um animal de terapia pequeno e silencioso e, quando isso acontece, um coelho é um animal de terapia maravilhoso. Os coelhos são fáceis de transportar, não ladram nem miam, e são uma excelente opção para pessoas que podem ter medo de cães e gatos, pois o medo de coelhos não é muito comum.

Um coelho terapêutico deve ser calmo, bem socializado e gostar de ser manuseado e acariciado pelas pessoas. O ideal é que o coelho terapêutico esteja habituado à caixa de areia. Nem todos os coelhos correspondem a estes critérios, mas se um coelho simpático se sentir à vontade com um arnês e uma trela de quatro pés, pode ser um excelente animal de terapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *