Os coelhos são animais decompanhiamuito populares e a sua esperança de vida tem aumentado ao longo dos anos, em parte devido à qualidade dos cuidados que recebem dos seus donos. Sabemos que muitos fatores podem afetar a esperança de vida de um animal de estimação e os coelhos não são exceção.
História dos coelhos domésticos
Os coelhos domésticos não são os mesmos que oscoelhosselvagensque você vê no seu jardim. Oryctolagus cuniculus é o nome latino de uma espécie de coelho doméstico, enquanto os coelhos selvagens são Lepus sylvaticus. Isto significa que os coelhos de estimação e os coelhos selvagens, embora tenham condições de vida diferentes, são tecnicamente espécies diferentes, apesar de serem parentes distantes e pertencerem à mesma família.
Ao longo dos anos, os coelhos foram muito utilizados para alimentação e peles, mas desde o século XIX também se tornaram animais de estimação muito apreciados. No final do século XX, os coelhos começaram a ser mais comuns nos lares e a sua popularidade não parou de crescer. À medida que as pessoas descobriam as maravilhosas personalidades doscoelhos de estimação, os cuidados que lhes prestavam melhoraram, o que permitiu aumentar a esperança de vida dos coelhos domésticos.

Raças de coelhos e esperança de vida
Embora a esperança média de vida de um coelho de estimação seja, segundo a House Rabbit Society, de cerca de 8 a 14 anos, algumas raças de coelhos de estimação são conhecidas por viverem maistempodo que outras. Portanto, não é raro ver o seu coelho de estimação viver 10, 12 e até 15 anos.
Tal como os cães, as raças decoelhos anões tendem a viver mais tempo do que as raçasgigantes. Os coelhos anões, mini-lops e outros coelhos pequenos vivem geralmente até duas vezes mais tempo, enquanto as raças grandes, como osgigantesflamingos oucoelhos selvagens, terão uma esperança de vida menor. Não deixe de descobrir a nossacoleção de objetos e ideias para presentes com o tema coelhospara todos os apaixonados por este animal fabuloso

Alimentação e vida útil dos coelhos
Um coelho doméstico ou selvagem, como qualquer outro animal, tem necessidades nutricionais específicas e sabemos que o que damos aos nossos coelhos de estimação tem um efeito direto na sua esperança de vida.A esperança de vida de um coelho depende, portanto, da sua alimentação, que está intimamente ligada à saúde geral do animal.
Se a sua dieta não contiver as vitaminas, minerais, fibras e outros ingredientes adequados, o seu coelho doméstico ou coelho anão não será saudável e, portanto, não viverá tanto tempo.
Uma alimentação rica e equilibrada para o seu coelho doméstico, para uma esperança de vida ideal
Ração especial para coelhos, feno e vegetais devem constituir a alimentação de um coelho de estimação. Pode-se dar alguns petiscos e frutas com moderação, mas se a alimentação for desequilibrada, o seu coelho não será saudável e não viverá tanto tempo.guloseimas e frutas com moderação, mas se a alimentação for desequilibrada, o coelho não terá boa saúde e não poderá viver experiências agradáveis na sua casa.
Algumas pessoas só dão aos seus coelhos ração granulada comprada emlojas de animais, mas esses alimentos podem não conter todas as vitaminas e minerais de que o coelho necessita. Para fazer bolos fantásticos em forma de coelhinhos fofos, adote a nossaMolde para Bolo Coelho
A saúde e a longevidade dos coelhos
Além da alimentação que lhes dá, muitos fatores influenciam asaúde do seu coelho.Isso pode afetar a sua esperança de vida, que pode ser mais longa ou mais curta. Os coelhos domésticos, os coelhos anões e até mesmo os coelhos selvagens podem desenvolver doenças ou apanhar parasitas e, se não forem tratados, esses problemas de saúde podem encurtar a vida do seu coelho.
Comoproprietáriosde coelhos, deve ter uma boahigienelavando as mãos antes e depois de manusear o seu coelho, bem como limpar regularmente a gaiola. Essas são boas maneiras de manter o seu coelho saudável e aumentar a sua esperança de vida. Consultas regulares ao veterinário também ajudarão a detectar qualquer problema que o seu coelho possa desenvolver antes que seja tarde demais para tratá-lo.
A esterilização do seu coelho também pode contribuir para prolongar a sua vida. As coelhas são propensas a cancros, enquanto os coelhos machos podem desenvolver cancro nos testículos. Ao esterilizar o seu coelho, você diminui consideravelmente a probabilidade de ele desenvolver cancro e, portanto, aumenta as suas chances de viver por muito tempo. A qualidade de vida do coelho que partilha o seu dia a dia vale bem todos esses pequenos sacrifícios, não é verdade?

Estilo de vida e esperança de vida dos coelhos
Os coelhos precisam de muito espaço/strong>e deestímulosmentais, mas, infelizmente, muitas pessoas pensam que eles ficam felizes quando são mantidos em gaiolas durante toda a vida. Os coelhos, embora possam viver dentro ou fora de casa, precisam degrandesespaços, como um quarto, que lhes pertença, bem como debrinquedos,objetospara roere objetos para brincar.
Os coelhos que não têm espaço e enriquecimento adequados geralmente não são tão saudáveis quanto aqueles que têm e, portanto, correm o risco de não ter uma vida tão longa quanto deveriam. A vida de um coelho anão depende, em última análise, muito dos cuidados que lhe dá. Se quiser aprender a desenhar um coelho super fofo, dê uma olhada no nossoaula de desenho para aprender a desenhar um coelho
Cuidado com o stress e a qualidade de vida de um coelho
Também é importante oferecer ao seu coelho um larcalmo. Quantidades extremas destresspodem levar à morte do seu coelho. Um gato ou um cão que goza com ele, uma criança que o agarra ou uma lesão podem causar um choque e a morte do seu coelho.
A esperança de vida do coelho mais velho do mundo
Quer saber quanto tempo vive um coelho? Qual é a esperança de vida de um coelho fora do comum? Depois de comemorar seu 16º aniversário em 9 de fevereiro de 2019, Mick, um coelho agouti de Berwyn, Illinois (EUA), foi reconhecido pelo Guinness World Records como o coelho mais velho. Hazel, um coelho cinzento miniatura que detinha o recorde do coelho de estimação mais velho que já existiu, faleceu aos 16 anos e vivia no Reino Unido. Antes de Hazel, o recorde tinha sido estabelecido por outro coelho de estimação que viveu até aos 14 anos.
A maioria dos coelhos não chega aos dois dígitos, por isso ter um coelho dessa idade é um verdadeiro feito para o dono desse animal de estimação. Por fim, sabe reconhecer os diferentessons que os coelhos fazem?
Conclusão sobre a esperança de vida dos coelhos
- Os coelhos domésticos podem viver entre8 e 12 anos.
- A esperança de vida de um coelho anão é maior do que a de um coelho de criação, de um coelho selvagem ou de um coelho de campo.
- Para serem felizes ao longo da vida, os coelhos precisam de uma alimentação adequada, um alojamento adequado, mas também de companhia.As vacinas do seu coelho devem estar em dia para evitar doenças.
Ao contrário dos coelhos selvagens, que vivem em média 1 a 2 anos, a vida de um coelho anão pode se estender por 8 a 12 anos. 10 anos já é uma boa idade para o seu coelho anão. Isso se deve ao facto de eles não estarem expostos a doenças, falta de comida ou predadores.
Algumas raças de coelhos vivem mais do que outras?
Não há pesquisas suficientes sobre o assunto para ter certeza, mas acredita-se que, assim como os cães, asraças grandes de coelhostendem a viver menos do que as pequenas.
O que posso fazer para ajudar o meu coelho a ter uma vida longa e feliz?
Quer prolongar a vida de um coelho? Quer saber realmente quanto tempo vive um coelho anão em condições adequadas? Muitas vezes, pensa-se erroneamente que os coelhos anões requerem poucos cuidados e muitos deles sofrem com isso. Os coelhos precisam de uma dieta adequada à sua espécie, um alojamento adequado e boa companhia. Também precisam de enriquecimento e estimulação mental para se manterem felizes e viverem muito tempo.
Além disso, manter as vacinas anuais do seu coelho em dia ajudará a prevenir doenças.
Tornar a vida de um coelho agradável para desfrutar durante muitos anos
Agora já sabe, a esperança de vida de um coelho doméstico (diferente de um coelho selvagem, por exemplo). O seu animal de estimação pode proporcionar-lhe muitos momentos de cumplicidade.
Se o levar regularmente ao veterinário, poderá prolongar ainda mais a sua esperança de vida.

