Os patos estão entre as aves mais comuns que vemos. Na verdade, não é raro ver uma família de patos passeando num parque ou perto de um ponto de água. Talvez não sejam tão exóticos como outros animais da quinta ou outras aves, mas têm sempre umabiologiafascinantee umaplumagemúnica Através destes diferentes factos sobre os patos, verá que estes animais do campo são criaturas particularmente sociáveis e inteligentes, capazes de proezas atléticas notáveis.Sabia que existem cerca de um bilhão de patos em todo o mundo?
I. Os patos podem dormir com um olho aberto e adormecer metade do seu cérebro
Uma forma que os patos desenvolveram para fechar bem os olhos e, ao mesmo tempo, ficar atentos a potenciais perigos é fechar um olho para adormecer metade do cérebro, mantendo o outro olho aberto e a outra metade do cérebro acordada e alerta.
Muito úteis em grupo
Quando um bando de patos está junto, isso significa que cada pato pode tirar uma soneca com metade do cérebro e manter um olho aberto à procura de problemas.Curiosamente, os investigadores da Universidade Estadual de Indiana, que descobriram inicialmente este fenómeno, observaram que os patos em semi-sono colocados fora de um grupo mantinham o olho exterior aberto e o olho voltado para o grupo de patos fechado.Enquanto isso, os patos no centro do bando adormeciam completamente, fechando os dois olhos.
II. Os patos comem pedras
Não é por falta de outras fontes de alimento, mas os patos utilizam este processo para ajudar a decompor os alimentos.
Na verdade, eles ingerem cascalho, pequenas pedras ou areia. Armazenam-nas no estômago e utilizam as pedras para uma melhor decomposição dos alimentos.
III. As patas produzem ovos mais saborosos e em maior quantidade do que as galinhas
Se conhecer um bom chef ou padeiro, pergunte-lhe se prefere ovos de pato ou de galinha. Apostamos que 9 em cada 10 vezes responderão «ovos de pato».
Um ovo maior e mais saboroso
Porquê? Os ovos de pato não são apenas maiores do que os ovos de galinha, eles também têm melhor sabor e são mais cremosos , principalmente devido à sua maior proporção de gema/clara. Os ovos de galinha também tendem a ter um sabor mais sulfuroso do que os ovos de pato.
Uma quantidade maior de ovos mais nutritivos
Algumas raças de patos podem pôr mais ovos por ano do que a raça de galinhas poedeiras com melhor desempenho neste aspecto (23 quilos de ovos contra 15) e também têm ovos muito maisnutritivos. É claro que aconselhamos todos os criadores de aves a equilibrar o bem-estar dos seus animais com as necessidades de produção de ovos.
É necessária muita energia para produzir um ovo – se exigir demasiado dos seus patos, acabará por ter uma maior frequência de patos doentes e com problemas de saúde. A saúde animal em primeiro lugar e a produção de ovos em segundo lugar é a melhor filosofia para os apaixonados por aves!
IV. Os patinhos crescem muito rapidamente
Depois de nascerem, os patinhos desenvolvem-se rapidamente e tornam-se independentes pouco tempo depois do nascimento. Os patinhos nascem com os olhos abertos e já têm penugem para se manterem quentes.Os patinhos geralmente aprendem a voar antes dos dois meses de idade.
V. Os patos realizam proezas aéreas incríveis
Os patos podem não ser muito bons em locomoção terrestre, mas são notavelmente bons em voo, especialmente quando migram.
A sua velocidade média de voo é de 80 km/h (para referência, Usain Bolt mal consegue ultrapassar os 37 km/h), e alguns patos podem atingir velocidades muito mais elevadas.Um pato-de-peito-ruivo foi registado a voar a 160 km/h, ou seja, cerca de 65 km/h mais rápido do que um chimpanzé, o animal terrestre mais rápido do mundo.
Os patos também são capazes de percorrer enormes distâncias sem interrupção a altitudes impressionantes. Com um bom vento a favor, os patos-reais podem percorrer uma distância de 1287 quilómetros em 8 horas de voo (uma distância maior do que todo o estado da Califórnia).
Sim, esse tipo de viagem consome bastante energia, por isso eles descansam e se alimentam por até uma semana entre os voos.
A que altura um pato pode voar? Normalmente, eles permanecem em uma faixa de altitude entre 60 e 1220 metros, mas o recorde é de 6400 metros! Infelizmente, o atual detentor do recorde foi atingido por um avião a jato!
VI. Os patos podem viver mais tempo do que os cães
«Desi the Duck», uma fêmea de pato-real que vivia no Reino Unido, tinha 20 anos quando morreu, tornando-se o pato mais velho do mundo. A esperança média de vida de um pato na natureza é de 5 a 10 anos, mas um pato doméstico ou de capoeira bem cuidado pode facilmente viver até à adolescência.
As patas também podem continuar a produzir ovos até aos 10 anos, embora a sua produção diminua consideravelmente nessa idade.
VII. Os patos têm três pálpebras
Na verdade, todas as aves têm três pálpebras, mas no caso dos patos, a terceira pálpebra é chamada de membrana nictitante.
Os patos têm uma série de características oculares impressionantes. Têm uma excelente visão e, como os seus olhos estão localizados nas laterais da cabeça, têm um campo de visão de quase 340 graus.
Devido à forma dos seus olhos, podem ver objetos de perto e de longe simultaneamente. Por fim, os patos conseguem ver cores!
VIII. Eles não podem ter frio nos pés
Se já viu um pato a andar na neve ou a nadar num dia frio de inverno, não se preocupe com ele! Embora as penas dos patos sirvam para manter o corpo quente, eles não precisam de nada para manter os pés quentes.
Os pés dos patos não têm nervos nem vasos sanguíneos, o que significa que não sentem frio.
Conclusão
Esperamos que tenha aprendido mais sobre os nossos amigos da quinta, os patos, através deste artigo repleto de factos surpreendentes e insuspeitos sobre os patos. Definitivamente, eles nunca deixarão de nos surpreender!