Tal como os humanos, os coelhos apreciam uma boa refeição. Uma boa mistura de feno, vegetais, ração e água fresca manterá o seu coelho saudável e feliz.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os coelhos precisam de comer mais do que apenas cenouras e alface. Existe essa imagem de que os coelhos só comem cenouras. Em primeiro lugar, isso é totalmente falso e até mesmo perigoso para o seu querido coelhinho. Imagine se você se alimentasse exclusivamente de cenouras. Rapidamente teria carências nutricionais.
Os coelhos precisam de uma alimentação equilibrada composta por feno, vegetais e frutas frescas e alguns pellets. Os coelhos têm um tubo digestivo muito sensível, por isso a transição para o feno ou pellets, ou a introdução de novas frutas e vegetais, deve ser feita gradualmente para permitir que o sistema digestivo do coelho se adapte.
No nosso artigo do blogue, vamos mostrar-lhe qual a alimentação mais adequada para o seu coelho.
Feno
É a base da alimentação do coelho, pois é o alimento que mais se aproxima do que um coelho selvagem consome.
O feno fresco deve constituir a maior parte da alimentação do seu coelho (cerca de 80% da sua alimentação) e deve estar facilmente disponível a qualquer momento. Os coelhos adultos podem comer fleo, erva e feno de aveia, enquanto os coelhos mais jovens devem ser alimentados com alfafa.
A alfafa não deve ser administrada a coelhos adultos devido ao seu teor mais elevado de proteínas e açúcar. O feno é importante para os coelhos, pois fornece as fibras essenciais necessárias para uma boa saúde digestiva e ajuda a desgastar os dentes de um coelho (que crescem continuamente) para uma boa saúde dentária.
Colocar feno numa extremidade da caixa de areia também incentivará o uso da caixa, pois os coelhos tendem a comer feno e fazer as necessidades ao mesmo tempo.
Ao escolher o feno, certifique-se de que este parece fresco e cheira bem. Não escolha feno que pareça castanho ou bolorento ou que já não cheire a erva recém-cortada. Armazene o feno num local seco, num recipiente que permita a circulação de ar para evitar que mofe.
Comprar feno a granel a um agricultor local tende a ser muito mais económico do que comprar sacos numa loja de animais. O seu feno deve ser de boa qualidade.
Legumes
Uma variedade de legumes deve fazer parte da alimentação diária do seu coelho. Ao escolher legumes, procure algo fresco e livre de pesticidas. Lave sempre cuidadosamente os vegetais antes de os dar ao seu coelho. É aconselhável lavá-los várias vezes para remover toda a sujidade e bactérias presentes.
Dê novos vegetais em pequenas quantidades até poder avaliar se o seu coelho reage bem a eles. A introdução de vegetais na sua alimentação deve ser feita gradualmente. Não dê aos coelhos folhas de plantas de interior, pois muitas são tóxicas para os coelhos. O seu coelho pode apreciar alguns dos seguintes vegetais:
- Manjericão
- Folhas de brócolos (os talos ou as pontas podem causar gases nos coelhos)
- Folhas de cenoura (as cenouras são ricas em cálcio e devem ser administradas com moderação)
- Aipo
- Coentro
- Trevo
- Couve verde
- Folhas de dente-de-leão
- Endro
- Couve frisada (com moderação)
- Alface – romana ou de folhas escuras (sem alface iceberg nem couve)
- Hortelã
- Folhas de mostarda
- Salsa
- Agrião
Água
Água fresca deve estar sempre disponível para o seu coelho. Se tiver uma gaiola, uma garrafa de água suspensa é uma boa opção. Os coelhos também bebem de uma tigela de água.
Em dias quentes, pode colocar um ou dois cubos de gelo na tigela de água do seu coelho. Se o seu coelho não parece beber água suficiente, pode deixar os vegetais bastante húmidos quando os servir.
Ração granulada
Estes devem ser comprados frescos, pois os coelhos recusam ração estragada. Procure rações ricas em fibras e pobres em proteínas.
Terá de limitar o consumo de ração do seu coelho à medida que ele envelhece. Os grânulos ricos em proteínas podem causar obesidade e outros problemas de saúde nos coelhos.
Não dê grânulos que contenham «guloseimas» (milho seco, etc.). Esses aditivos nunca são saudáveis para os coelhos e podem causar problemas digestivos.
Guloseimas
Todos gostam de guloseimas de vez em quando, mas para garantir a saúde dos seus coelhos, elas só devem ser dadas ocasionalmente.
Não dê ao seu coelho alimentos ricos em carboidratos, como pão, bolachas, massas, pretzels, biscoitos, batatas fritas ou cereais. Embora sejam de marca para coelhos, muitos petiscos para coelhos vendidos no mercado são ricos em gordura e açúcar, como batatas fritas de iogurte, e não devem ser dados.
Nunca dê chocolate, pois é tóxico para os coelhos.
Frutas
As frutas são a melhor opção para um petisco, mas, mais uma vez, só deve dar pequenas quantidades devido ao teor de açúcar. Tentamos comprar frutas biológicas, pois sabemos que não contêm pesticidas. Tal como os legumes, certifique-se de que são cuidadosamente lavadas.
Algumas frutas que os coelhos apreciam incluem:
- Morangos
- Framboesas
- Bananas
- Ananás
- Maçãs (sem sementes)
Alimentos a evitar para o seu coelho
Os coelhos têm um sistema digestivo muito sensível, por isso é necessário ter cuidado com a comida que lhes é dada. Estes alimentos podem perturbar a digestão dos coelhos e prejudicar a sua saúde. Alguns são mesmo considerados tóxicos para eles.
- Chocolates
- Produtos de pastelaria
- Cebolas
- Alho-poró
- Cogumelos
- Pão, massa, bolachas e biscoitos salgados
- Abacate
- Nozes
- Batata
- Ruibarbo
Estes alimentos devem ser proibidos na alimentação do seu animal de estimação, a fim de evitar problemas de digestão ou intoxicação.
Conclusão
A alimentação dos coelhos é complexa e variada. Certifique-se de diversificar a alimentação deles e siga atentamente os conselhos do nosso artigo. Diversificar os alimentos permite que eles se abasteçam de vitaminas e calorias boas.
Os coelhos devem comer o suficiente para se manterem saudáveis. Também é necessário privilegiar alimentos ricos e evitar alguns. Os vegetais crus são importantes, mas não devem constituir a maior parte da sua dieta.
Se o seu coelho começar a emagrecer, verifique primeiro a sua alimentação. Pode ser que lhe faltem vitaminas e minerais, elementos nutricionais indispensáveis para a sua boa saúde. As porções devem ser equilibradas, assim como a proporção de gorduras, hidratos de carbono e proteínas.
Antes de partir…
Espero que tenha gostado deste artigo. Aguardo ansiosamente os seus comentários e convido-o a partilhá-lo com todos os seus familiares e amigos.
espiritodafazenda.pt apoia os agricultores carenciados
2 %dos nossos lucros são doados àSolidarité Paysans!Graças a vocês, a Solidarité Paysans continuará a ajudar os agricultores em dificuldades!