Dez curiosidades sobre cavalos

Oscavalos fazem parte da sociedade há muitos anos, e por muitas razões diferentes. Os cavalos são animais de trabalho, companheiros e atletas em desportos equestres, para citar apenas alguns. Embora estes galopadores e trotadores sejam animais muito conhecidos, os seguintes factos sobre éguas, garanhões, potros, póneis ou cavalos puro-sangue podem surpreendê-lo.

Siga o nossoaula de desenho (muito) fácilpara desenhar um cavalo na perfeição!

O nariz de um cavalo.

1. Os cavalos não conseguem respirar pela boca

Os equídeos são «respiradores nasais obrigatórios», o que significa que só podem respirar pelo nariz, e não pela boca como os humanos. Por isso, é muito perigoso para eles terem obstruções nasais.

Banner pulseira ferradura

2. Os cavalos podem dormir em pé

Os cavalos possuem o que se denomina um «aparelho de permanência», ou seja, um sistema de tendões e ligamentos que permite ao cavalo bloquear as suas pernas na posição para poder relaxar sem cair. Quando não estão a dormir, os cavalos também utilizam este aparelho para descansar quando permanecem em pé durante longos períodos de tempo, a fim de não se cansarem.

Isso permite-lhes conservar a suaenergia quando estão de pé, para estarem prontos a correr se necessário. Mas é um mito que os cavalos nunca se deitam — eles passam um curto período de tempo todos os dias deitados para um sono mais profundo.

Dois cavalos castanhos da montanha.

3. Os cavalos têm reflexos rápidos como um raio

Se precisarem de lutar, podem passar da imobilidade a um coice poderoso em apenas 0,3 segundos, enquanto o tempo de reação do ser humano é de 1,6 segundos. Esses reflexos permitem que eles tenham um ótimo desempenho em saltos de obstáculos ao lado de seus cavaleiros, seja em galope ou trote. Além disso, descubra as5 razões pelas quais deve praticar equitação.

Banner lâmpada cavalo

4. Os cavalos têm 10 músculos diferentes nas orelhas

Isso permite que eles façamrotaçõesde quase 180 graus e se movam independentemente um do outro. Os seres humanos têm apenas três músculos nas orelhas.

As duas orelhas de um cavalo castanho.

5. Os cavalos têm um campo de visão de quase 360 graus

Isso deve-se à posição dos seusolhosnas laterais da cabeça. No entanto, eles têm dois ângulos mortos – um diretamente atrás deles e outro logo à frente e abaixo do nariz. Isso significa que eles não conseguem ver a erva que estão a pastar, nem a cenoura que lhes oferece!

Em vez disso, eles usam os seus lábios móveis e sensíveis, os seusbigodese o seuolfatopara saber o que está à sua frente e decidir se querem comer.

Close-up do olho de um cavalo.

6. Os cavalos não têm dentes no meio da boca

Também é possível estimar a idade de um cavalo observando os seus dentes, pois os potros têm dentes de leite. Além disso, os dentes dos cavalos crescem continuamente, por isso precisam de cuidados regulares.

Banner colar grande amor cavalo

7. Os cavalos são animais muito inteligentes

É possível ensinar-lhes muitas tarefas diferentes através do reforço positivo e dotreinocom clicker, tal como acontece com os cães. Um estudo mostrou que os cavalos têm a capacidade de comunicar as suas necessidades aos seus tratadores; esses cavalos aprenderam a dizer se queriam ou não uma manta tocando em símbolos num quadro. A prática da dressagem em competição mostra o nível da sua inteligência.

Um cavalo castanho a galope durante uma competição.

8. O ancestral mais antigo do cavalo teria vivido há 55 milhões de anos

Esteancestraltinha apenas o tamanho de um labrador. Os cavalos foram domesticados há cerca de 6000 anos, de acordo com estimativas feitas a partir de evidências encontradas em sítios arqueológicos. Inicialmente, foram domesticados como fonte dealimento.

Estátua de pedra de um cavalo.

9. Os cavalos têm uma pelve fixa, por isso não conseguem fazer o espargato

No entanto, têm alguma mobilidade lateral, o que lhes permite coçar asorelhascom aspatastraseiras.

Um cavalo castanho a tentar coçar-se com os dentes.

10. Os cavalos são animais muito sociáveis

Sendo os cavalos uma espécie depresas, sentem-se seguros dentro de umamanadae mantêm relações sociais sólidas entre si, especialmente em centros hípicos. Eles usam os seus sentidos para reconhecer cavalos familiares ou da mesma criação e passam tempo com aqueles com quem estabeleceram laços de amizade. Nanatureza, um cavalo fica de guarda para vigiar enquanto os outros cavalos do rebanho aproveitam para comer, descansar e dormir.

Se gosta de cavalos, considere visitar a nossacoleção de objetos e presentes relacionados a cavalos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *