Você já deve ter notado que o seucompanheirodequatro patasàs vezes se comporta de maneira estranha, come coisas improváveis ou brinca com tudo, menos com os objetos que você comprou para ele. O seucomportamento confunde-o e talvez o frustre um pouco, e você pensa que é a única pessoa que tem um gato tão louco? Fique tranquilo, você está longe de estar sozinho e, surpreendentemente, o seugatopode até ser considerado totalmente normal. Descubra 10 comportamentos estranhos dos gatos, por que agem dessa maneira e como pode aprender a conviver com isso, ou até mesmo a apreciar as travessuras do seu gato.
Se é um amante de gatos, dê uma vista de olhos na nossacoleção de objetos e presentes com tema de gatos.
1. Ele rola-se frequentemente
O seu gato ou gata fazrolamentos, ou seja, deita-se no chão aos seus pés e rola? Está sob a influência deerva-dos-gatosou há outra coisa a acontecer? Quando o seu gato se rebolar, isso geralmente significa que ele se sente seguro e talvez queira um pouco da sua atenção. O seu gato também pode marcar o seu território com o seu odor dessa forma, reivindicando o seu espaço como sendo dele./p>
2. Ele mostra o traseiro para si
Não basta que o seu gatinhostrong>peça para ser acariciado colocando o rabo para cima? O que significa quando ele coloca o seurabona sua frente? Na verdade, esse tipo de comportamento é, para ele, uma espécie de elogio, não é de forma alguma desrespeitoso. Um rabo levantado indica a outro gato que ele se sente seguro e que lhe oferece graciosamente a oportunidade de cheirar o seu traseiro. Quando o seu gato faz esse gesto, é como se ele estivesse a abraçá-lo e a beijá-lo, como se fosse um amigo. A boa notícia é que não é obrigado a cheirar o traseiro do seu gato para retribuir o gesto. Em vez disso, pode acariciar o seu gato ou coçarno lugar que ele mais gosta, sob ofocinho, nospêlosda cabeça ou nas orelhas.
3. Ele cobre os seus excrementos
Todos osgatos fazem isso. Na verdade, muitosanimais de estimação fazem isso.Num registo um pouco menos fofo, os gatos comunicam muito na caixa de areia. Os gatos geralmente aprendem como agir na caixa de areia com a sua mãe e reproduzem o que ela faz. os gatos domésticos são há muito incentivados a cobrir os seus excrementos. No entanto, um gato pode deixar os seus excrementos desenterrados para defender o seu território, nomeadamente a sua urina.
4. Ele cobre a comida
Todos já ouviram falar de gatos caprichosos. E alguns gatos expressam claramente as suas preferências alimentares cobrindo a tigela de comida. Se o seu gato cobre a comida depois de comer uma parte, isso pode ser um comportamento instintivo, pois os felinos selvagens escondem a comida para protegê-la dos outros. O seu gatinho ou gato podearranhar à volta da tigela depois de comer ou até encontrar papel rasgado para a cobrir.
5. Ele come plástico
Você volta do supermercado e, em poucos segundos, surpreende o seu gato a lamber e a mastigar sacos de plástico. Na maioria das vezes, eles brincam com eles e agem como se estivessem a caçar. Se não o impedir a tempo, alguns gatos chegam mesmo a comer plástico. Os gatinhos podem mastigar qualquer coisa enquanto estão a dentar e podem desenvolver um interesse pela textura do plástico que manterão na idade adulta. Além disso, o saco pode ter um sabor agradável para o gato. No entanto, o plástico pode representar um risco de asfixia ou obstrução intestinal. Por isso, deve desencorajá-lo, fornecendo-lhe brinquedos para mastigar para gatos, guloseimas ou ração.
6. Ele come erva
Os seus gatos comemvegetação? Os gatos são carnívoros e caçadores, mas também gostam de obter nutrientes da erva e de outras verduras. Na natureza, eles obtêm esses nutrientes comendo o conteúdo intestinal das suas presas. Eles usam a erva para se purgar, o que estimula o seu sistema digestivo. Para satisfazer a sua curiosidade e aprender um pouco mais sobre os gatos, descubra8 coisas a saber sobre os gatos.
7. Parece estar a rir
O termo técnico para o riso sarcástico éflehmme, mas parece mesmo um riso sarcástico felino. É improvável que alguma vez veja o seu gato a dirigir esse riso sarcástico para si, pois trata-se de uma reação reservada a outros gatos, ou melhor, aos seus sinais invisíveis.
Eles captam osferomonas que outros gatos marcaram no ambiente. O gesto de prender o feromona com alíngua contra um canal localizado no palato produz o franzir dos lábios. Osgatos machosfazem essa curvatura dos lábios com mais frequência.
8. Ele pisca os olhos
Não, quando o seubichinho peludopisca os olhos para si, não é um flerte. Mas é uma forma decomunicaçãoatravés dos olhos, por vezes chamada de “beijo de gato”. Um piscar de olhos lento do gato é um elogio maravilhoso. É um sinal não agressivo que os gatos usam entre si e com os humanos com quem se sentem à vontade. Pode enviar o mesmo sinal ao seu gato fechando e abrindo lentamente osolhos. É muito provável que o seu gato retribua o piscadela do gato.
9. Ele amassa com as patas
As patas traseiras preparam o gatinho para uma explosão de velocidade, enquanto as patas dianteiras (amassando) significam algo mais reflexivo. Pode-se acreditar que, ao fazer isso, ele está a fazer as suasgarras, ou que amassar as patas dianteiras é um comportamentode amamentaçãoque os gatinhos usam para estimular a produção de leite da mãe. Nos gatos adultos, você os verá principalmente quando eles estão felizes e satisfeitos, às vezes até mesmo como forma de acariciar com as suas almofadinhas tão fofas.
Como bónus, a amassadura libera o odor do gato e marca o seu território. Aamassagemdas patas traseiras é feita antes e depoisdo acasalamento, bem como durante acaça, quando o gato está prestes a lançar um ataque. Se ele aproveitar para afiar as garras e você tem medo pelo seu sofá, não hesite em fornecer-lhe uma árvore para gatos ou um arranhador.
10. Ele interrompe as suas chamadas telefónicas
O seu gatinho quer telefonar? Se o seu gato o interrompe quando está ao telefone, a escrever ou a ler, é porque está com ciúmes da atenção que dedica a esses objetos em vez de a ele. Tal como acontece com oscães, a solução consiste em dar ao seu gato mais tempo a sós consigo e oferecer-lhebrinquedos interativosouacessórios para gatospara que ele se mantenha estimulado. E sim, os gatos são caprichosos!
11. Ele dá cabeçadas
Entre os comportamentos únicos dos gatos, há o «bunting», que é o termo técnico para essa maneira estranha que o seu gato tem de lhe dar cabeçadas, que se refere à maneira como um gato pressiona e esfrega a cabeça contra objetos. Há também a maneira como os gatos esfregam o corpo contra outro gato, um humano ou até mesmo um cão de confiança. Eles marcam você com o cheiro deles e consideram você como sua propriedade. Isso ocorre tanto em gatos adultos quanto em gatinhos.
Conclusão
Há uma explicação para todas essas coisasestranhasque o seu gato pode fazer, na maioria das vezes, sãoformas de comunicarconsigo ou com outros gatos.
Atenção, se achar que o seu animal está doente, contacte imediatamente o seuveterinário. Para qualquer questão relacionada com asaúdee anutrição, é sempre melhor consultar o seu veterinário, pois ele examinou o seu animal, conhece o seu histórico de saúde e, portanto, pode fazer as melhores recomendações para o seu animal. Aprenda facilmente adesenhar um gato bonitograças ao nosso tutorial de desenho passo a passo, acessível a todos.