O seu filho pergunta-lhe frequentemente quais são os diferentes animais da quinta? Ele deseja escapar por um momento ou por uma história através dos campos com alguns animais que, afinal, tem poucas oportunidades de ver no seu dia-a-dia?
Você certamente já percebeu: umasaída em família à quintaagrada sempre a todos, tanto aos pequenos como aos grandes. Após uma excursão campestre deste tipo, toda a família parece revigorada e até mesmo remotivada por várias semanas!
Momentos simples para o máximo de prazer e consciencialização
Estasatividades simples<, relacionadas com o mundo animal e a natureza, seduzem, sem dúvida, os seus filhos. Cuidar de um pequeno animal por um momento, compreender melhor a sua vida na quinta e a sua utilidade permite considerar:
- uma socialização um pouco diferente;
- uma responsabilização suave face ao impacto do homem no ambiente;
- um enriquecimento pessoal incrível;
- um desenvolvimento interessante da autoestima graças a um envolvimento real;
- uma tomada de consciência do papel a desempenhar nas questões ecológicas e no bem-estar animal.
Transmitir essa sensibilidade aos mais jovens por meio, por exemplo, do cotidiano de um animal da fazenda é uma oportunidade real que seria uma pena perder. Afinal, a vida no mundo ruralcria um contexto favorável:
- ao intercâmbio;
- à descoberta de uma profissão;
- ao recarregar as energias;
- à imersão num outro ambiente de vida.
Vamos descobrir um pouco mais sobrestrong>benefícios dos animais da quintapara as nossas crianças. Da capoeira aos rebanhos a pastar, viajemos por um instante nas nossas memórias e projetemo-nos no futuro!
Por que os animais da quinta fazem os seus filhos sonhar tanto?
Já se perguntou por que os seus filhos, por mais novos que sejam, parecemhipnotizados pelos animais da quinta? Lembre-se dos seus filhos pequenos brincando com alguns bonecos de animais e vários elementos de construção que lembram o mundo da quinta. Lembra-se das histórias que eles contavam sem parar? E nas suas memórias, que lugar ocupavam esses animais em particular? Os animais da quinta acompanham os seus filhos ao longo de toda a sua aprendizagem.strong>. Seja imitando os sons e gestos dos animais, seja lendo os seus primeiros livros e livros ilustrados sobre a quinta, eles estão em todo o lado! Compreendemos então um pouco melhor por que razão, quando os sonhos dos nossos filhos se tornam realidade e eles põem pela primeira vez os pés numa quinta, a excitação é incontrolável! Imagine-os: sentir pela primeira vez os cheiros intensos da quinta; ouvir uma variedade de novos sons;absorver os gritos dos animais.
Todos os seus sentidos estão despertos! Ver os seus olhos inocentes brilharem ao contacto com os animais é uma felicidade indescritível. A quinta continua a ser, sem dúvida, um universo maravilhoso para se desenvolver, aprender e evoluir!
Os 8 melhores animais da quinta
Graças às quintas pedagógicas e educativas ou simplesmente graças ao acolhimento incomparável de agricultores e criadores apaixonados, as crianças de hoje têm a oportunidade de viver uma experiência rural original e colorida!
Enquanto os mais pequenos se divertem no espaço da quinta, acariciam os animais e brincam ao ar livre, os mais velhos aprendem mais sobre como cuidar e alimentar os animais. Compreendem também a utilidade do animal neste microcosmoseja qual for a sua finalidade:
- criação,
- produção de carne;
- participação no bom funcionamento da exploração agrícola.
Sem dúvida, estes animais criados na quinta têm muito a ensinar-nos! Além disso, no nosso site, encontrará o abecedário do agricultor, que inclui fichas explicativas e lúdicas sobre todos os animais da quinta!
Os animais da quinta: entre pastagens e currais
Vamos partir à descoberta da quinta e de todos os seus animais, felizes nos prados e nos seus recintos adaptados! Vamos tomar consciência daimportância do bem-estar animal, que também tem impacto na qualidade do produto final consumido. Vejamos a utilidade de cada um e o lugar que ocupam numprocesso de consumo e produção em circuito curto.Da égua ao leitão, passando pelas ovelhas e cabras, vamos fazer um inventário dos habitantes da quinta.
Não nos esqueçamos também da importância dosanimais da quinta! Na verdade, estes animais são quase como animais domésticos, tamanha é a sua proximidade com os agricultores. Do peru à mítica galinha, passando por muitas outras espécies, vários animais vivem permanentemente na quinta e convivem com todos os visitantes.
1. A vaca: o símbolo da vida na quinta
Quem nunca sonhou emordenhar uma vacae saborear um bom produto lácteo? Porque não participar na produçãode queijo, natas ou manteiga? Há muito para fazer graças às nossas amigas vacas.
Alimentar esses bovinos é um momento único para aprender mais sobre a suaalimentação à base de ervas e feno. É uma oportunidade para aprender, entre outras coisas:
- que os animais têm estilos de alimentação próprios;
- que as necessidades de uns não são as necessidades dos outros;
- que a vaca tem vários estômagos!
O touro, criado com o objetivo de reprodução, mas também para produção de carne, impressiona os visitantes pela sua força e estatura. Os maiores exemplares chegam a pesar mais de 1000 kg, o que não é pouca coisa. Se tiver sorte, poderá atéalimentar um ou outro bezerro com mamadeira! Uma lembrança que ficará gravada na sua memória. Há tanto para aprender com a vaca! Pegue o touro pelos cornos e organize um encontro real com os seus filhos elt;a href=”https://espiritodafazenda.pt/blog//tout-savoir-sur-la-vache-milka”>a vaca, animal simbólico da quinta!
2. A cabra: uma atitude rebelde para um animal dos mais cativantes
Se a cabra pode ajudá-lo acuidar dos seus espaços verdes, tenha cuidado, pois ela também pode ser radical nessa tarefa. Este animal pode ter um efeito devastador sobre tudo o que cresce! No entanto, a cabra, próxima do homem, é inteligente. Rebelde por natureza, ela gosta de:
- sentir-se livre ;
- saltar em árvores;
- exibir-se em espetáculos;
- dar trabalho aos seus donos com as suas tentativas de fuga.
Muito apreciada pelas crianças pela sua atitude única, a cabra ensina-lhesa importância da vida em comunidade. A cabra, tal como o cabrito, não gosta de se sentir sozinha e precisa de companhia. Se a cabra não é exigente em termos de alimentação, também é fácil de cuidar. Frequentemente utilizada para aprodução de leite e, por vezes, pela sua lã, a cabra continua a ser, acima de tudo, um animal de companhia cativante. Aordenha da cabratambém pode revelar-se uma experiência emocionante, um pouco mais complexa do que a da vaca!
Para atividades em família, prefira aproximar-se de uma fêmea, em vez de um bode velho com um temperamento tão forte quanto o sabor da sua carne!
3. A ovelha: uma visão de doçura e uma utilidade incontestável
Por que não começar a visita a uma quinta com um encontro com o carneiro e a ovelha? É interessante ver o quanto este animal é útil naprodução de lãpara a confecção de roupas, mas também noconsumo de carne de qualidade. Além disso, a ovelha desempenha um papel fundamental nafabricação de iogurte e queijo.
Mas será que também pensámos na sua função de «cortadora de relva ambulante», muito útil para a manutenção de terrenos? Este animal, seja ele de raça para carne, leite ou lã, oferece uma contribuição significativa para a melhoria da qualidade de vida na quinta!
Desde o pastoreio até ao seu curral, passando por uma alimentação adequada,os cuidados a prestar às ovelhas exigem disponibilidade. E se o seu filho tiver de cuidar de um cordeiro durante a sua visita à quinta, ele certamente se derreterá diante deste animalzinho tão dócil.
Graças a todas estas informações sobre a família das ovelhas, a criança questiona-se sobre muitos assuntos variados e estabelece facilmente ligações com a sua vida quotidiana. Assim, ele aprimora seu espírito crítico e se afasta do ditado “seguir o rebanho como uma ovelha”!
4. O cavalo: elegância e requinte no campo
Os cavalos que pastam no prado adjacente à quinta deixam-no boquiaberto com os seusmovimentos precisos, a sua estatura e a sua graciosidade? Da égua que protege o seu pónei ao majestoso garanhão, passando pelo pónei, mais acessível, estes equídeos herbívoros levam-no a um mundo de evasão, liberdade e regiões selvagens. Acha que é diferente para os seus filhos?
Os seus filhos ficarão encantados por cuidar de um ou outro cavalo:
- escovando-o e cuidando dele da melhor forma possível;
- limpando o seu estábulo para que ele se sinta bem;
- participando na manutenção das suas patas e ferraduras;
- levando-o do seu estábulo para o prado;
- alimentando-o.
E se, além disso, puder montar pela primeira vez um cavalo da exploração, a criança regressará da sua estadia com uma memória indelével e a sensação de que tudo é agora possível. O burro, por sua vez, por vezes muito teimoso, lembra-se aos visitantes com o seu zurro e a sua necessidade de atenção.
Às vezes, ainda é possível encontrar osimpressionantes cavalos de traçãoque ajudam admiravelmente nos trabalhos agrícolas. Um encontro com essas forças da natureza pode agradar a toda a família. Perceber a força desses animais e apreciosa ajuda que prestam ao homemmudará definitivamente a sua visão!
5. O porco: um animal muitas vezes subestimado e com uma reputação imerecida
Geralmente, quando visualizamosuma porca ou um porco, podemos sentir um leve repúdio. No entanto, este animal da quinta é bemmais limpo e cativante do que se pensa! Um pouco distante do seu primoo porco anão, o verdadeiro porco de quinta não é menos cativante.
Embora seja mais umanimal de consumodestinado à produção de carne, o porco é útil na quinta. Entre outras coisas, os porcos livram o agricultor dos produtos não consumíveis e ajudam na produção de estrume, elemento indispensável para o bom funcionamento da exploração agrícola. Também é interessante conscientizar sobre o lugar do porco na nossa alimentação, citando um ou outro produto que a criança costuma consumir, mas que não associa espontaneamente aos porcos.
Para conquistar os pequenos, por que não levá-los para ver uma porca que cuida da suastrong>ninhada de leitões? Este momento único irá, sem dúvida, fazer com que mudem de opinião sobre o comportamento dos porcos em geral. Aproximar-se de um leitão e ajudá-lo irá, sem dúvida, marcar o seu filho.
6. A galinha: uma caça aos ovos rica em ensinamentos
Não se contam asvariedades de galinhas e galosque percorrem os caminhos das nossas quintas! Essas pequenas aves terrestres que comem de tudo e que todas as manhãs nos lembram que é hora de começar o dia fazem parte da paisagem habitual de uma quinta.
Que prazer é sair de manhã cedo à procura de ovos e consumi-los ao pequeno-almoço ou numa preparação mais elaborada, combinados com outros produtos da exploração. Que divertido é distribuir a refeição a estas galinhas omnívoras tão gulosas que quase lutam para ter a melhor parte!
O impressionante galo, colorido,muitas vezes desenhado pelas crianças e bem conhecido pelo seu canto único, assusta pela sua presença e intriga ao mesmo tempo. Resumindo, as galinhas e os galos são animais:
- fáceis de cuidar;
- ativos na reciclagem de resíduos;
- que ainda oferecem algo para se deliciar!
7. O coelho: o animal que derrete o coração dos jovens visitantes
O coelho e a coelha são mais frequentemente consideradosanimais de estimação! No entanto, é possível encontrar algumas criações em determinadas explorações especializadas naprodução desta carne saborosa. Os coelhos criados neste contexto destinam-se, portanto, aos nossos pratos.
Os coelhos estão, portanto, mais frequentementepresentes para o prazer e o deleitede os ver evoluir na quinta. No entanto, é preciso ter cuidado com a sua reprodução mais do que rápida, o que definitivamente não é uma lenda.
8. A ganso, o pato, o peru e todos os outros pequenos animais da quinta
Ainda existem muitospequenos animais na quintaque ocupam um lugar no curral. Desde o gato, o ganso ou ainda o peru, que já fez rir muita gente com o seu ar, todos encontram o seu lugar nesta comunidade agrícola.Também não é raro encontrar um ganso, um pato ou qualquer outro pequeno pássaro num ou noutro curral, para grande alegria de todos. Visitantes e crianças ficam surpreendidos com esta variedade e têm assim a oportunidade de fazer uma série de perguntas. Sabia que o peru, o peru macho ou ainda a pintada são criados principalmente pela sua carne e que as fêmeas são menos eficientes do que as galinhas no que diz respeito à postura? Mesmo que os seus ovos, um pouco maiores do que os das galinhas, sejam deliciosos, são muito menos frequentes. É bom saber!
As crianças em contacto com os seres vivos: os benefícios dos animais da quinta
Na quinta,a criança assume o seu lugar no meio dos elementos naturais e dos animais. Ela percebe que faz parte de um todo em que cada um tem o seu papel a desempenhar.
Por fim, uma ligação pontual e real com os animais da quinta parece ser indispensável para manter a nossa imaginação e para o bom desenvolvimento de cada um. Esta evasão salutar ao meio rural oferece benefícios como:
- um desenvolvimento psicológico harmonioso da criança, que parece acalmar-se com estes contactos enriquecedores.
- um desenvolvimento motor influenciado por estes encontros preciosos.
- um reforço significativo, na criança ou no adolescente, de um sentimento de segurança.
Além disso, não é por acaso que acolhimentos sociais para crianças em dificuldade também são organizados em certas famílias de agricultores. Esses jovens têm assim a oportunidade de sair de um ambiente de vida, por vezes doloroso, para viver uma imersão benéfica para o seu desenvolvimento no campo e em contacto com os animais. O mundo rural é rico em solidariedade e é tambémeste valor importante para os camponesesque gostamos de destacar nonosso site espiritodafazenda.pt!