Bem-vindo a um novo curso de desenho criado especialmente para si por Charles espiritodafazenda.pt. Hoje vamos ensinar-lhe a desenhar um novo elemento da quinta, de forma simples, detalhada e ilustrada por nós. Aprenda de forma divertida a desenhar uma libélula mágica.strong>a desenhar uma mágicalibélula.
A libélula é um inseto pouco comum e que não encontramos regularmente nos nossos jardins! Mas é sempre um prazer vê-la voar, ela tem algo de mágico entre as suas asas e as suas cores.
O nosso curso de desenho tem como único objetivo ensinar-lhe a desenhar da forma mais simples possível, e divertindo-se! Acabaram-se as dores de cabeça e o medo de estragar o seu desenho. Este tutorial sobre a graciosa libélula é acessível a todosstrong>: para crianças e adultos, experientes e iniciantes… O nosso formato é simplificado e detalhado passo a passo.
Basta seguir os passos/strong>para realizar o esboço da libélula! Pedimos apenas que deixe a sua imaginação e criatividade fluírem, pois há muitas oportunidades para fazer as suas próprias escolhas e inovar, então tente aproveitá-las, seja em termos de formas, cores, texturas, inclinações…Por fim, imagine edestaque-se!
Este curso de desenho sobre libélulas pode serdescarregadoeimpresso, para que possa fazê-lo a qualquer momento, sem problemas de ligação, bateria ou acesso a um dispositivo eletrónico. Você também poderá distribuir o tutorial sobre libélulas em formato impresso a um grupo de crianças para treiná-las a se concentrar e desenvolver sua atenção e reflexão.
Saiba que daremos váriasconselhosao longo do nosso tutorial, seja para a realização das formas ou sobre os tamanhos e dimensões dos elementos. Não se pressione, você vai conseguir. Se não tiver as mesmas formas que nós ou se as suas formas não estiverem exatamente como deveriam estarnão se preocupe, não se esqueça de que se trata da realização de um inseto que, por natureza, não é «perfeito» nem simétrico.
Para que possa continuar a treinar e a desenvolver as suas competências, dar-lhe-emos uma série de pequenas dicas no final deste curso. Aliás, a nossa primeira dica será não pressionar o seu lápis! Com efeito, para traçar as linhas, não é necessário pressionar o lápis com força.competências, dar-lhe-emos uma série de pequenos conselhos no final deste curso. Aliás, o nosso primeiro conselho será não pressionar demasiado a ponta do lápis! Para traçar os contornos do esboço, utilize um lápis de papel ou uma esferográfica e faça traçosfinoseleves. Com esta técnica, poderá apagar facilmente os seus traços e reproduzir novos.
Antes de começar, pode encontrar logo abaixo uma lista do material necessário para fazer uma libélula! Verifique se tem todos os elementos para poder fazer a melhor libélula voadora possível.
Se gosta de insetos de todos os tipos, temos uma grande coleção de joias, bolsas e outros objetos com a imagem da abelha!
O material indispensável para desenhar bem uma libélula grandiosa
- Providencie umlápis de papelou umlapiseira, pois são elementos indispensáveis para realizar o desenho. Recomendamos que trace os seus primeiros traços com este material, tomando cuidado para não pressionar demasiado o lápis, para que ele não deixe um traço muito grosso ou muito incrustado no papel. O objetivo é poder apagar facilmente esse traço e poder redesenhar por cima sem danificar o papel. Numa segunda etapa, pode repassar esses traços de lápis com um marcador ou caneta hidrográfica, de preferência na cor preta.
- Para qualquer desenho que se preze, você precisará de umsuporte de papel! Na verdade, ele será necessário para poder desenhar e pode ser de qualquer tipo, a escolha é sua! Pode optar por uma folha rígida ou não, do tipo Canson, texturizada ou colorida, grossa ou fina, em forma de quadrado, retângulo, triângulo, libélula, círculo ou nuvem e em formato A4, A3 ou outro. Cabe a si escolher omelhorsuporte possível para a sua pequena libélula.
- Não falámos sobre isso, mas também pode fazer este desenho numdispositivo eletrónico, como um iPad ou um tablet de desenho! Basta seguir as instruções do nosso tutorial passo a passo, utilizando as diferentes funcionalidades do seu dispositivo.
- A última etapa do nosso curso de desenho sobre libélulas consistirá em dar vida a esta última,colorindo-a. Temcarta brancanesta etapa e pode usar o material que desejar, desdelápis de cora guache ou carvão, feltro a tinta e giz ou ainda tinta aóleo ao giz oleoso. Também pode experimentar novos métodos e técnicas para dar cor, como a colagem, recortando as formas da libélula numa cor para depois colar no seu desenho, ou simplesmente usar purpurina ou autocolantes.
- Verifique o estado do seu material. É importante para o resultado final que as pontas dos seus lápis sejam finas, para isso você precisará de um apontador. Ao mesmo tempo, verifique as cerdas dos seus pincéis ou o estado dos diferentes elementos que você usará para colorir.lt;br/>
- Para um desenho sem rabiscos e sem rasuras, pedimos que tenha umaborracha, que lhe permitirá acabar com qualquer catástrofe artística e apagá-la muito facilmente graças aos traços finos que poderá ter desenhado. Verifique se esta borracha não está suja, caso contrário, manchará toda a sua folha.
- Esteja num localcalmo e bem instalado numa secretária ou mesa. Certifique-se de que a mesa tem uma superfície lisa, caso contrário, terá de colocar um suporte, como um livro grande com uma capalisae sólida entre a mesa e a sua folha para ter um suporte perfeito e traços retos. Também recomendamos quecoloque à sua frenteou perto de si todo o material necessário para desenhar a pequena libélula. Concentre-se no que está a fazer e não se distraia, apenas divirta-se.
- Algumas formas podem ser mais complicadas de desenhar, mas para isso terá as nossas ilustrações à sua frente, basta consultá-las. Para as formas geométricas, pode usar umcompassoouuma régua de desenho. Não são materiais necessários e, além disso, se as suas formas não forem perfeitas, isso também contribuirá para o charme da sua libélula.lt;br/>
- Lembre-se de que pode descarregar e imprimir este curso de desenho para aprender de forma divertida em qualquer lugar e sem complicações
Passo 1: A cabeça e o tórax da libélula
- Vamos lá, se estiverem prontos, podemos começar a aula super fácil e rápida sobre como desenhar uma libélula!
Acriatividadevai começar! - Na primeira etapa, que é muito simples, basta fazer duas formas que representarão a base do corpo do inseto. Primeiro, desenhe umcírculode pequena circunferência, que representará acabeça
Etapa 2: O longo abdómen
- O abdómenda libélula é uma das suas principais características! O abdómen deve ser particularmente longo. Na mesma continuidade do tórax, desenhe um abdómen em forma de ovalextremamentealongado<.
- Para não se enganar, observe o nosso abdómen, mas não se preocupe se não for exatamente igual, desde que se pareça, é o que importa!
Etapa 3: A primeira asa
- Vamos passar ao desenho das asas da libélula, sabendo que este inseto temdois paresde asas. Um na parte dianteira do corpo, que são grandes e inclinadas para a frente, e um par logo atrás, mais pequeno.
- Esta primeira asa ficará à esquerda dotórax(ou à direita, isso não importa, basta mudar os lados). A partir do início, desenhe a forma oval, uma linha longa ligeiramente curvada que depois dará meia volta para voltar ao corpo do inseto. Antes de chegar à parte inferior do tórax, ela formará um pequeno ângulo, para dar mais realismo e para que o nosso inseto tenha uma grande capacidade de voo!
Etapa 4: Vamos terminar o par!
- Como deve ter adivinhado, agora vamos reproduzir amesma formado outro lado do tórax. E pronto! A sua libélula tem o seu primeiro par de asas, mas ainda não consegue voar.
Além disso, se é fã de insetos, certamente vai gostar de descobrir os nossosprodutos, acessórios, joias, decorações, bolsas e muitos outros itens dedicados especialmente às borboletas, o belo inseto da natureza
Etapa 5: Os primeiros traços do segundo par
- Agora podemos passar para o segundo par de asas. Para inovar um pouco, vamos começar pela asa esquerda! Para isso, desenhe uma asa um poucomenorque as outras asas, que também desenhará a partir do tórax, mas logo abaixo. Além disso, esta asa estaráinclinadapara a parte de trás do corpo.
- Você vai traçar paralelamente a mesma asa do outro lado para terminar o par.
- Vamos passar para alguns pequenos detalhes do corpo. Primeiro, desenhe aspequenas patasda libélula. Estas sairão do espaço entre a cabeça e o tórax e subirão até à frente do rosto, formando uma curva e pequenas mãos. Para os olhos, basta desenhar doismeios círculos bem arredondadosde cada lado da cabeça.
- A libélula tem asas quase transparentes, mas com muitos nervos e músculos. Desenhe como se fossemfinos vasos sanguíneosque atravessam as asas e o abdómen.
- Estamos na última etapa antes de colorir! Basta desenhar alguns traços no abdómen da libélula. E pronto, o nosso esboço da libélula está concluído.
- A sua libélula está pronta, só falta colorir. E para isso, deixamos todas aspossibilidades! Nós escolhemos dar a ela asas verdes, um corpo azul claro e escuro e patas marrons. Como será a sua libélula?
- O termo libélula não é o nome científico do pequeno inseto, na verdade trata-se deodonatos. Os odonatos são uma ordem de insetos que se caracterizam por corpos alongados com dois pares de asas membranosas e olhos volumosos. Osgrandes olhosda libélula são feitos propositadamente para que possam caçar qualquer outro inseto, o par duplo de asas também as torna excelentes caçadoras, mesmo em pleno voo.
- Elas têm a maioragilidadenas asas em comparação com todos os outros insetos. Isso se explica pelos músculos que elas possuem nas asas e no tórax, que podem ser usados à vontade.
- No início da sua vida, a libélula é apenas umovo depositado na água, onde permanecerá durante 2 anos. Nesta fase da sua vida, está adaptada à vida subaquática e assemelha-se mais a uma larva que irá crescer até sair da água e tornar-se na libélula que conhecemos.gt;
- A libélula seria um dos insetos mais antigos e já existiria há mais de300 milhões de anos<. Elas mediam mais de 60 cm e voavam no céu.
- As libélulas machos são muito protetoras do seuterritório, chegando mesmo a lutar para o defender! Em geral, são muito agressivas quando se trata de outros machos, pois precisam de seduzir as fêmeas e provar uma certa força.
- As libélulas podemmigrar
- Como a maioria dos insetos, elas têm sangue frio, mas têm muitos truques para se aquecer, seja através dos movimentos das asas durante o voo, expondo-se ao sol ou mesmo usando as asas como refletores de sol. Engenhoso!
- Os maiores artistas do mundo não se tornaram o que são hoje da noite para o dia. O seu trabalho e as suas obras de arte exigiram muito tempo e treino para poderem criar gestos e formas perfeitas, mas também com o objetivo de desenvolver uma certa visão da arte, das formas e das perspetivas. Portanto, o nosso conselho é que você treine repetidamente, desenhando libélulas ou aprendendo a desenhar outros elementos da fazenda. Para isso, temos uma grande variedade de cursos de desenho fáceis, detalhados e lúdicos, basta aprenderdivertindo-se.
- Você está em um campo onde não há regras, cabe a si criar as suas próprias regras! É o mestre do seu desenho, pode experimentar todas as técnicas, cores, formas… só você pode estabelecer limites. Não hesite em inovar e diferenciar-se dos outros desenhos, colocando o seu estilo, é isso que fará toda a diferença e permitirá que o seu desenho seja bem-sucedido. Deixe os seus sentimentos e emoções falarem por si, é a sua obra, ela deve ser a sua cara.A chave para o sucesso também é não se preocupar e estar com uma boa disposição. As nossas aulas de desenho são acessíveis a todos, por isso não tenha medo se for um grande principiante, pois poderá igualmente conseguir desenhar a libélula ou qualquer outro desenho. O mais importante é ter confiança em si mesmo e concentrar-se.Acabou de desenhar uma libélula num estilo muito minimalista! Se quiser acentuar esse lado kawaii do estilo manga, desenho animado ou banda desenhada, pode acentuar os traços/strong>do seu desenho.
- Para lhe dar um estilo maisrealista, trabalhe asperspetivas! Trata-se de clarear ou escurecer certas áreas da libélula, dependendo se elas estão ou não iluminadas pelo sol.
- Como desenhar um gato?
- Como desenhar um cão?
- Como desenhar um cavalo?
- Como desenhar flores?
- Como desenhar um galo?
/ul
Etapa 6: Vamos terminar o par
Etapa 7: As patinhas e os olhos esbugalhados
Passo 8: Detalhes sobre as asas
Etapa 9: Os últimos detalhes
Passo 10: Vamos dar vida à libélula
Parabéns! O seu desenho da libélula ficou particularmente bem conseguido! Até parece que é uma libélula verdadeira pousada na sua folha de papel. Continue a praticar, visitando todos osdesenhos de animais da quinta
Conclusão sobre a libélula voadora e bonita
Esperamos que tenha gostado deste curso de desenho sobre libélulase que não tenha tido problemas em realizá-lo. Se não estiver satisfeito com o resultado, pode muito bem recomeçar o tutorial na esperança de obter melhores resultados.acreditamos em si! De qualquer forma, a sua libélula está aí e este inseto existe mesmo, mas esconde muitas coisas, talvez seja por isso que é tão discreto.
Dicas variadas para que os seus desenhos sejam sempre um sucesso
Por que não continuar a treinar?
O melhor conselho que podemos dar é continuar a treinar! Seja desenhando uma libélula ou criando outro elemento da quinta, uma vaca, um gato, um cão, um cavalo ou até mesmo um trator? Como você já percebeu, oferecemos vários tutoriais de desenho sempre tão simples, detalhados e divertidos.ilustrados e divertidos. A escolha é sua:
Esperamos, acima de tudo, que tenha gostado desta atividade e que tenha aprendido a desenhar uma libélula enquanto se divertia e aprendia mais sobre este pequeno inseto voador. Esperamos vê-lo novamente em breve e, enquanto isso, não hesite em partilhar connosco os seus desenhos de pequenas libélulas nas!