Tal como todos os outrosanimais de estimação, os coelhos devem receber cuidados para evitar problemas de saúde graves. Visitas regulares ao veterinário e uma dieta saudável podem ajudar o seu coelho a manter-se saudável e feliz, mas fique atento a sinais que possam indicar que o seucoelhoestádoente.
Por que os coelhos adoecem?
Assim como todos os animais domésticos, os coelhos adoecem por vários motivos. Eles podem ser expostos a germes, comer algo que os deixa doentes, ter predisposição genética para uma doença como a doença de Crohn, ou ainda sofrer de causas como intoxicação alimentar (devido a alimentos contaminados), certos medicamentos ou intolerâncias.
O facto de os coelhos se situarem na parte inferior dacadeia alimentar geralmente esconde os sinais de doenças infecciosas. Ao revelarem as suas fraquezas, correm o risco de se tornarempresas. É claro que o seu animal provavelmente não corre o risco de ser comido, mas mesmo assim deve observá-lo atentamente para detectar os primeiros sinais de doença. Aqui estão alguns sinais comuns de doença.
Para cuidar do seu coelhinho no dia a dia, descubra o nossoguia de cuidados com coelhos de estimação.
Como reconhecer uma doença no seu coelho
Diminuição da energia e do apetite
Os coelhos apresentam dois sinais significativos de doenças infecciosas: diminuição da energia (ou letargia) e diminuição doapetite, tanto para comida como para água. Estes são sintomas vagos e podem indicar várias doenças. Mantenha um registo do consumo de comida e água do seu coelho, pois é uma forma rápida de perceber se o seu animal tem problemas de saúde. Uma alimentação inadequada causa carências de nutrientes, proteínas e hidratação.strong>tem problemas desaúde. Uma alimentação inadequada causa carências de nutrientes, proteínas e hidratação. Além disso, quando ele se torna pouco expressivo, não se move muito e parece fraco, isso pode significar que está a sofrer.
Falta ou excesso de fezes
Problemas na flora intestinal podem ser uma forma de saber que o seu coelho está doente. Isso retarda todo o sistema digestivo e o coelho deixa de evacuar. Isso causa prisão de ventre. A estase gastrointestinal pode ser resultado de falta de apetite, como falta de fibras, problemas dentários ou um problema secundário, como doença hepática ou cancro.
Adiarreia(aguda ou não) ou fezes moles também podem ser um sinal de problema, indicando uma possível doença parasitária ou bacteriana nos intestinos ou no tubo digestivo.
Existem outros sinais, comodesidratação, perda de peso,fezescom sangue,vómitosou inchaço.
Para fazer o seu coelhofeliz, admire a nossacoleção de objetos e ideias para presentes relacionados a coelhospara o seu animal de estimação favorito ou para todos os fãs de coelhinhos
Maus hábitos de higiene
Os coelhos são conhecidos por se manterem limpos. Portanto, qualquer sinal que indique que o coelho não se limpou, como fezes nas patas ou pêlo emaranhado, é um sinal de que o coelho está doente. Pêlos babados ou ausentes no pescoço do animal são indicadores de doença, potencialmentedoença dentária.
Além disso,caspa, perda geral de pêlos ou pelagem escamosa podem ser sinais de umainfecçãobacteriana que pode ser contagiosa para outros animais ou mesmo para humanos, como no caso do «ácaro da caspa ambulante».
Um resfriado
Como os coelhos só conseguem respirar pelo nariz, uma doença dasvias respiratóriase dasvias oraisconstituem um grave problema de saúde. Se parecer que o seu coelho está com constipação ou gripe, com sintomas como corrimento nasal, espirros, tosse, problemas respiratórios, incluindo respiração com a boca aberta, ele deve ser examinado por umveterinário
Aprenda aproteger a sua casa para o seu coelhopara que ele fique seguro em sua casa. Se a cabeça do seu coelho inclinar para um lado, se o olho desse lado parecer ter problemas ou se o coelho tiver má coordenação, ele pode estar a sofrer de uma inclinação repentina da cabeça, uma disfunção do sistema que controla o equilíbrio do coelho.strong>do coelho. O tratamento prescrito pelo veterinário dependerá da infecção que o coelho tem. Enquanto procura um tratamento, tente manter o seu coelho hidratado e aquecido, pois a desidratação pode ser muito perigosa. Uma seringa com água ou alimentos moles (compota de maçã ou comida para bebés) pode ajudar. Dependendo da infecção, o seu veterinário pode prescrever medicamentos, incluindo antibióticos, por vezes sujeitos a receita médica, para melhorar o estado de saúde do seu coelho. As doenças podem surgir rapidamente nos coelhos, por isso certifique-se de que tem um veterinário que trata coelhos. Tal como outros animais de estimação, os coelhos devem ir ao veterinário pelo menos uma vez por ano até aos 4 anos de idade e, depois, a cada 6 meses. Um veterinário possui conhecimentos especializados que lhe permitem detectar sinais dedoençaem coelhos antes que se transformem num problema de saúde mais grave. Não é totalmente possível prevenir doenças em coelhos. Mas aprevençãoé útil. Dê-lhes umaalimentação saudável, ofereça-lhes um ambiente limpo e acolhedor e certifique-se de evitar temperaturas extremas. É igualmente importante tocar no corpo deles para detectar dores abdominais e dores de barriga, bem como observar o seu comportamento para detectar possíveis doenças. As suas mãos irão informá-lo sobre qualquer alteração na condição corporal e irá rapidamente identificar protuberâncias ou ferimentos. Não demora tanto tempo quanto possa pensar. Os coelhos adaptam-se rapidamente à atenção física e você habituar-se-á a cuidar deles. Para saber mais sobre coelhos, consulte o nosso artigo sobreas doenças mais comuns em coelhose aprenda a identificá-las.
Inclinação da cabeça
Tratamento
Como evitar que o seu coelho adoeça