Gato a chorar, o que fazer?

Como dono de umgato, asaúdee obem-estar do seu pequeno companheiro peludo são a sua prioridade número um. Todos passam por momentos difíceis, seja um dia ruim no trabalho, um rompimento ou a perda de um ente querido. Tal como os humanos, todos os gatos têm uma personalidade única, sendo alguns naturalmente mais calmos e reservados do que outros. Os amantes de gatos consideram que os olhos suaves e atenciosos dos gatos que os olham fixamente, semicerrando os olhos, são um sinal de amor. Esses olhares cheios de amor dos nossos pequenos felinos derretem os nossos corações humanos. Mas e quando os nossos pequenos companheiros de vida se sentem tristes? E se o comportamento do seu gato mudou recentemente e ele de repente se comporta de forma incomum, isso pode ser sinal de que ele está triste? Vamos abordar tudo isso neste artigo!

Que emoções sentem os gatos?

Asemoçõesdão aos gatos o impulso para agir em resposta a um evento ou situação. Por exemplo, a emoção negativa do medo pode levar os gatos a correr e se esconder, enquanto a emoção positiva da felicidadepode levá-los a saltar para o seu colo para um carinho afetuoso. As emoções dividem-se em sentimentos positivos ou negativos, e estes têm uma escala crescente ou decrescente. Por exemplo, o prazer pode aumentar até à exaltação e ao êxtase, enquanto a frustração pode aumentar até à raiva e à fúria.

Os gatos podem ficar tristes

Pesquisas recentes demonstraram que todos os mamíferos, incluindo os gatos, possuem sete sistemas emocionais fundamentais e básicos que lhes permitem reagir às informações que entram no cérebro através dos sentidos. Esses sete sistemas incluem um sistema de busca porcomida, um sistema de medo para responder a eventos desconhecidos que podem serperigosos, um sistema debrincadeirae um sistema decuidadospara criar os seus filhotes e formar laços sociais vitais. Nós, seres humanos, podemos transformar essa capacidade emocional em emoções mais elaboradas, como amor, vergonha, desprezo, preocupação e outras emoções.

Como saber se um gato está triste?

Mesmo que os gatos não possam verbalizar que estãofelizesou tristes, é possívelinterpretar/strong>as emoções dos nossos gatos com base no seu comportamento. Tendo em conta estas interpretações, admite-se que os gatos sentem felicidade, tristeza, possessividade e medo. Eles também ficam zangados e nervosos.

E apesar de os gatos serem frequentementedistantes, são animais sociais que se afeiçoam aos membros da sua família, sejam eles de duas ou quatro patas. Embora algumas pessoas não associem esses «sentimentos superiores» aos gatos, isso não diminui o facto de eles sentirememoçõesmais básicas, como felicidade, tristeza,raivaemedo

Os gatos podem chorar?

Quer seja dono de um gato ou não, talvez já se tenha perguntado: «Os gatos choram?». A resposta curta: não. Mas isso não significa que os gatos não tenham sentimentos de tristeza. Eles não são como nós. Não choramsoluçoscomo nós, comlágrimasa escorrer pelos seus pequenosbigodes, mas podem ficarchateadosou infelizes e podem miar dedorou tristeza, mas nãochoram.

Os gatos não choram quando estão tristes

Embora os gatos não derramem lágrimas por reação emocional, eles podem derramá-las por razões médicas, assim como os humanos. Os gatos podem chorar, assim como nós, se os nossos olhos lacrimejarem por causa de algo no ar, isso também é possível para os nossos amigos felinos. Se alguma vez notar pequenas lágrimas nos olhos do seu companheiro, isso estará principalmente associado a um desconforto ocular.

Secreções oculares, como lágrimas, estão associadas adoenças virais, aalergiase ainfecções. Recomendamos que consulte um veterinário se o problema persistir.Leia o nosso artigo para saber mais sobre os comportamentos estranhos dos gatos!

Um gato cinzento muito triste

Como saber se o meu gato está triste?

Os gatos certamente mostram sinais de tristeza edepressão, mas acredita-se que as mudanças emocionais sentidas por um gato não são as mesmas que as sentidas por um humano que sofre de tristeza.

Como um gato não pode expressar verbalmente o que sente, seja raiva, ansiedade, tristeza ou alegria, temos de confiar na observação visual das suas atividades diárias e do seucomportamento. Existem vários sinais esintomasque indicam que um gato está triste ou deprimido. Vamos ver agora quais são eles.

Sono excessivo

Um gato adulto dorme em média entre 12 e 16 horas por dia, podendo chegar a dormir até 20 horas. O importante é observar se há mudanças noshábitosdesonodo seu gato. Se ele sempre dormiu muito, está tudo bem. Se de repente ele dorme mais do que o habitual, ou mesmo menos, isso pode ser um sinal de que está triste!

Arranhões excessivos

Os gatos têm o hábito de arranhar certos locais da casa, como o seu famoso sofá novo ou o seu tapete. É por isso que deve ter váriosarranhadoreshorizontais e verticais em diferentes locais da casa. Mas se o seu gato de repente começou a arranharmais do que o habitual

Miados diferentes

Em termos de personalidade, todos os gatos sãoúnicosediferentes. Alguns gatos são muito barulhentos e outros são naturalmente muito silenciosos. Mesmo um gato calmo pode emitir sinais vocais se estiver infeliz. Geralmente, são sons graves e miados longos que podem parecer angustiantes. Se tem um gato que normalmente é pouco barulhento,/strong>graves e longosmiadosque podem parecer angustiantes. Se tem um gato que geralmente é pouco barulhento, ele pode ficar silencioso se estiver infeliz.

Ele urina em qualquer lugar

Um gato queurinaem locais inadequados pode estar a usar o seu própriocheiropara se sentir melhor porque está triste. Existem várias razões pelas quais eles urinam fora da sua caixa de areia, mas as razões mais comuns são depressão, stress e tristeza.

Ele é pegajoso ou esconde-se

Mais uma vez, isso depende da personalidade do seu gato. Um gato mais ativo pode de repente perder o interesse pelas atividades ou brinquedos que antes gostava. Também pode notar que ele se torna mais solitário e se esconde. Os gatos mais calmos podem tornar-se muitopegajosos e seguir-te para todo o lado.

A linguagem corporal

A linguagem corporal de um gato pode ser um indício importante do seu nível de felicidade. Vamos dar uma olhada em alguns comportamentos muito recorrentes em nossos bichinhos peludos.

Acauda para baixo

Isso pode indicar que o gato está assustado ou infeliz.

Orelhaspara trás e achatadas contra a cabeça

Não só é um sinal de que o seu gato está infeliz, como também pode indicar que o gato está assustadoou na defensiva, podendo mostrar-se agressivo.

Bigodes puxados para trás

Indicam medo ou agressividade.

Pêlo

Pêlos eriçados nas costas podem ser um sinal de medo, agressividade ou descontentamento.

Agressividade ou medo

Depois de aprender alinguagemcorporaldos gatos através dos sinais acima, irá notar que muitas posições corporais são sinónimos de comportamento agressivo. Geralmente, irá verificar que um gato triste se torna mais agressivo. Se notar que o comportamento do seu gato mudou repentinamente e que ele se tornou mais medroso e agressivo, isso pode ser um sinal de que ele está triste.

Ele não come

Se o seu gato perdeu o apetite, se de repente parou de comer ou mesmo de implorar pelos seusstrong>guloseimasfavoritas que ele normalmente adora e não procuralamberoucheiraras suasrações<, isso pode indicar que o seu gato não está feliz.

Má higiene

No que diz respeito àhigiene, os gatos jovens costumam cuidar muito da sua aparência. A higiene diminui gradualmente à medida que o gato envelhece. Gatos deprimidos e infelizes muitas vezes negligenciam a sua higiene.

Uma doença

Umadoençaou mesmo uma dor causada por umalesãotornará o seu gato infeliz, tal como acontece com os seres humanos. Talvez já saiba por experiência própria como os problemas médicos ou as lesões podem torná-lo irritadiço e infeliz. Se o seu gato estiver doente ou ferido, começará a mostrar os sinais que descrevemos acima, como não querer comer ou não estar tão brincalhão.

Preste também atenção aosparasitasno seu amado gatinho, pois esses pequenos bichos podem arruinar a vida dele! Se o seu gato mostrar muitos sinais de mal-estar, é sempre melhor marcar uma consulta com um veterinário para ter a certeza de que não se engana./p>

Se é apaixonado por gatos e por desenhar,aprenda a desenhar um gato facilmente seguindo o nosso curso de desenho

A chegada de um novo animal

Os gatos são criaturas muitoterritoriaisque não gostam de partilhar, e a chegada de um novoanimal

A perda de um ente querido

Aperda de um ente querido na casa, seja um humano ou um animal de estimação, pode causarluto e depressão no seu gato. Os gatos gostam que tudo permaneça igual, com as mesmas rotinas e rostos familiares. Eles detestam mudanças e a ausência repentina de uma pessoa da casa é uma mudança significativa que pode afetar a felicidade do seu gato.

O tédio

Os gatos precisam deestímulosdiariamente, o que inclui elementos comoárvoresetorrespara gatos,móveispara gatos, arranhadores e uma grande variedade debrinquedos. Sem essas instalações, um gato pode ficar muito entediado, o que leva à tristeza e à depressão.

Como ajudar o meu gato deprimido a sentir-se melhor?

A palavra-chave épaciência! Como dono de um gato, deve garantir que o lar que partilha é um espaço feliz esaudável, e isso vai além da alimentação e dos cuidados de saúde. Os gatos precisam de estímulos para manter a mente saudável e evitar comportamentos indesejáveis. Preparámos uma lista de ideias para que possa animar o seu pequeno companheiro. Dê uma vista de olhos e deixe-nos saber nos comentários as suas ideias e as que mais gosta!

  • Ofereça ao seu gatoguloseimasespeciais para incentivá-lo a comer.
  • Experimente novosbrinquedose jogos interativos para estimular o seu cérebro.
  • Reserve um tempo para brincar com o seu gato.
  • Coloque ummóvelperto de uma janela para que ele tenha uma nova vista.
  • Adicione umcatioà sua casa, se puder.
  • O objetivo é manter o seu gato ativo! Se o seu gato não faz a suahigiene<, deve escová-lo ou pentear.
  • Certifique-se de que eleurinae faz as suas necessidades normalmente e cuide da limpeza da sua caixa de areia.
  • Respeite, tanto quanto possível, a sua rotina habitual, a fim de proporcionar alguma estabilidade ao seu gato.

espiritodafazenda.ptnão sugere adicionar um novo gato ougatinhoà sua família durante este período. A sua introdução pode, por vezes, revelar-se difícil e os gatos podem ser muito exigentes quanto às pessoas com quem se relacionam. Um gato mais velho pode ficar irritado com um gatinho e reagir negativamente ao recém-chegado.

E dois gatos adultos podem simplesmente não se dar bem, de modo que adotar um novo gato de um abrigo também pode ser um desafio para a adaptação do seu gato durante esse período. Felizmente, adepressão felinatende a ser de curta duração, portanto, com um pouco de ajuda sua e do seu veterinário, o seu gato deve voltar ao normal em breve!

  • Quando fizer acama, encha os lençóis e cobertores para que caiam delicadamente sobre o seu gato e divirta-se a tocá-lo e a despertar o seu instinto de pequeno caçador! Acabará por gostar desta tarefa tanto quanto o seu gato!
  • Cultive um vaso deervasnão tóxicas – manjericão, endro ou alecrim – que o seu gato poderá roer. Além disso, se ele estiver disposto a partilhar, também pode usá-las para cozinhar!
  • Reorganize os móveis para que o seu gato possasaltarcada vez mais alto. Imagine as qualidades atléticas que ele precisa desenvolver para passar do chão para o encosto de uma poltrona, depois para a prateleira de uma estante e, finalmente, para o topo do aparador. Melhor ainda, instale uma rede numa janela da sua casa, o seu bichinho peludo agradecerá com grandes ronronos!Coloque uma revista ou jornal aberto no chão e passe um brinquedo para gatos por baixo dele, depois tire-o, para simular a forma como pequenas presas entram e saem da relva. O seu gato ficaráhipnotizado.
  • Faz compras online? Deixe a caixa de entrega do lado de fora por alguns dias antes de reciclá-la, pois os gatos são atraídos por locais confinados onde podem se esconder ou dormir. Deixe a caixa aberta ou feche-a e faça um grande buraco na lateral. Mantenha a sua câmara à mão, pois fotos de gatos em caixas são o motivo pelo qual as redes sociais foram criadas. Envie-as para nós!
  • Traga algo do exterior, como um galho, uma pedra ou folhas frescas, sempre plantas não tóxicas, por favor! Os gatos interpretam o mundo exterior quando cheiram algo novo e terroso.
  • Compre ou construa arranhadores verticais e horizontais para o seu felino, a menos que saiba que o seu gato prefere umum em vez do outro. Certifique-se de que os arranhadores verticais tenham pelo menos um metro de altura e os horizontais pelo menos um metro de largura.
  • Dobre uma toalha, esconda alguns petiscos entre as dobras e coloque-a em uma caixa ou saco de papel grande para que o seu gato possaexplorar.
  • Instale umcomedouroparapássarosno exterior, mesmo em frente a uma janela panorâmica, para criar uma televisão para gatos, que certamente obterá bons resultados!
  • Encha uma tigela grande com água e adicione umpatode borracha ou um pequeno brinquedo que flutue. Coloque a tigela sobre uma toalha ou um tabuleiro no chão e observe o seu gato a chapinhar. Torne esta atividade interativa, movendo o brinquedo para manter o seu gato atento!

Um lindo gato cinzento muito triste com olhos verdes

Conclusão sobre o gato que chora

Tal como os humanos, os gatos sentem uma grande variedade de emoções e haverá inevitavelmente momentos em que se sentirão tristes. Como viu, eles podem não ser capazes de dizer «estou triste», mas comunicam. Temos apenas de aprender a reconhecer os seus comportamentos e fazer com que os nossos amigos de quatro patas se sintam melhor.

Antes de partir, descubra 8 coisas que deve saber sobre gatos! Ficará surpreendido com as coisas que estes felinos são capazes de fazer!

Muitas vezes, os gatos são considerados animaisdomésticos misteriosos, mas não precisam de ser. Basta sabermos identificar os sinais que eles nos enviam. Se o seu comportamento normal mudou, o problema pode ser emocional e uma visita ao veterinário pode ajudá-los a recuperar a felicidade e a saúde.

É importante que também tenha em conta as suas reações emocionais em relação ao seu gato. Os donos podem sentir amor, felicidade e, por vezes, até frustração em relação ao seu animal de estimação. Em qualquer caso, não se esqueça de cobrir o seu gato decarícias!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *